CEBI RS colabora com Agentes de Pastoral da Diocese de Erexim

05/11/2016 at 19:16 Deixe um comentário

Agentes de Pastorais Sociais estudam conjuntura atual e missão dos leigos e leigas: Mais de 702016-erechim-nov-1 integrantes da Pastoral da Juventude, da Criança, da Saúde, da Pessoa Idosa, Carcerária, da Cáritas e outros interessados participaram de encontro de formação nesta quinta-feira, 03, no Seminário de Fátima, refletindo sobre a conjuntura atual e a missão dos leigos e leigas à luz de documento da CNBB. A coordenação foi do Ir. Darci Zacaron, Coordenador Diocesano da Cáritas.

Na parte da manhã, depois de oração animada por jovens, os participantes do encontro analisaram aspectos da realidade conjuntural atual com Édison Costa, educador popular e assessor do Centro de Estudos Bíblicos do Rio Grande do Sul. Ele começou destacando as mudanças do mundo atual, velozes e em todas as direções, provocadas pelos avanços tecnológicos que transformam as pessoas e seus comportamentos. As pessoas acabam dependentes da tecnologia e induzidas ao consumismo. Citou o sociólogo polonês Zymunt Bauman, para o qual “três décadas de orgia consumista resultou em uma sensação de 2016-erechim-nov-3urgência sem fim”. A vida acaba se reduzindo a trabalho e consumo. Tudo passa a ser visto em função do lucro, a pessoa e a natureza. Apontou as características da geração atual e da crise geral que afeta as pessoas. Diante da crise, há duas possibilidades, não fazer nada ou tomar uma atitude. Enfatizou a missão do cristão na construção de um mundo justo e solidário.

Na parte da manhã, o grupo teve também a visita de Dom José. Referiu-se à importância da formação permanente dos agentes de pastoral à luz da fé, pois sem esta dimensão não se tem a dimensão eclesial na ação pastoral. Referiu-se à recente reunião do Conselho Permanente da CNBB da qual participou e emitiu nota sobre proposta de emenda constitucional em tramitação no Congresso Nacional sobre o limite de gastos públicos, afetando negativamente setores fundamentais, como a saúde e a educação. Acentuou a necessidade do cuidado com a Casa Comum. Referiu-se ao perigo de uma espiritualidade individualista e subjetivista, com base no fundamentalismo religioso. Ressaltou a contribuição de cada cristão para que o mundo seja melhor.

Na parte da tarde, a professora Selina Maria Dal Moro, Vice-Diretora do Instituto de Teologia de Passo Fundo, assessorou estudo do documento da CNBB “Cristãos Leigos e 2016-erechim-nov-2Leigas na Igreja e na Sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo”. Seguidores de Cristo, a partir do Batismo e da Crisma, são chamados a serem sujeitos eclesiais e presença transformadora no mundo. Referiu-se ao Concílio Vaticano II e a documentos posteriores da Igreja que destacam a vocação e a missão dos leigos. Depois, ateve-se aos capítulos específicos do documento da CNBB: o cristão leigo como sujeito na Igreja e no mundo com suas atuais transformações; o leigo como missionário e cidadão do mundo e a sua ação transformadora na Igreja e na Sociedade.

Anúncios

Entry filed under: CEBI-RS.

Em tempos de escuridão, comunidades renovam a esperança em Gravataí ASSEMBLEIA CEBI-RS 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,334 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: