Assembleia CEBI-RS 2014

25/02/2014 at 23:09 Deixe um comentário

Nos dias 22 e 23 de fevereiro deste ano, aconteceu a Assembleia do CEBI-RS. Representantes dos grupos de diversas regiões do Estado se reuniram para celebrar a caminhada, estudar a Bíblia, partilhar experiências de vida e eleger sua nova coordenação. O ponto de encontro foi o CEPA (Centro de Espiritualidade Pe. Arturo Paoli), em São Leopoldo/RS.

DSCF4631 (640x480)A assessoria ficou por conta de Robson Luís Neu, luterano de Dois irmãos/RS. O tema: “Monoteísmo – do mito à realidade”. Por meio de vários textos bíblicos de épocas diferentes – e comparando inúmeras citações de estudiosos dos últimos séculos de nossa história –, chegou-se à conclusão de que, primeiro, veio a ideia de monolatria (sem negar a existência de outros deuses, presta-se culto a somente um deles). Essa surge já nos tempos do rei Davi. No Exílio babilônico, porém, como forma de se opor aos deuses e deusas que legitimavam a dominação violenta daquele império, aparece a defesa do monoteísmo. Javé, antes rei dos exércitos, agora é o Deus dos pobres, do povo sofredor. Após o Exílio, a elite judaica sacerdotal, reconstruindo o Templo, substitui o sentido de resistência pelo culto centralizado em Jerusalém. O acesso à divindade só se torna possível pelos ritos de purificação. Mas o sentido original da concepção monoteísta é retomado por Jesus, que insiste em ficar do lado das oprimidas e oprimidos, contra a opressão.

No sábado à noite, enquanto petiscavam e cantavam, as pessoas partilhavam o que suas regiões fizeram em 2013. Essa foi a base para que, feita a prestação de contas no domingo, houvesse o planejamento de ações para 2014. Cada grupo alegrava-se por suas conquistas, mas apresentava grande preocupação com os desafios. Porém, o clima de partilha foi tão acolhedor que todas e todos saíram revigorados e com grande animação para a jornada à sua frente.

O momento derradeiro da assembleia foi a eleição da nova coordenação. Dada a eficiência de seu trabalho, manteve-se o Edison da Costa, católico romano, como secretário e funcionário liberado do CEBI-RS. Os demais foram eleitos e aclamados em Assembleia. São eles:

  • Neila Allende dos Santos – Santana do Livramento/RS – ICAR – Coordenadora;
  • DSCF4637Robson Luís Neu – Dois Irmãos/RS – IECLB – Vice-coordenador;
  • Luís Antônio Faccin – Ijuí/RS – ICAR – membro da coordenação;
  • Raquel Sanguinet – Rivera/URU – IECLB – membro da coordenação;
  • Noeli Tessmann – Pelotas/RS – IEAB – membro da coordenação;
  • José Luiz Possato Jr. – São Leopoldo/RS – ICAR – 1º suplente;
  • Franciele Garcia – Pelotas/RS – ICAR – 2ª suplente.

No fim, Lúcia Dal Pont, anglicana de Londrina/PR e representante do CEBI-Sul, manifestou uma preocupação da Coordenação Nacional. Com firmeza, mas também com ternura, insistiu para que os grupos mantenham o foco no “primeiro amor”, a saber: tornar a Bíblia uma ferramenta útil à promoção da vida. Nada de biblicismos! Que a leitura seja, de fato, popular, construída em mutirão, destinada a iluminar a caminhada e transformar a realidade sofrida do povo. Afinal de contas, não foi com esse sentido que nasceu o monoteísmo? E com esse espírito encerrou-se a Assembleia 2014 do CEBI-RS.

Anúncios

Entry filed under: CEBI-RS.

Manifesto de repúdio às propostas de tipificação do crime de Terrorismo Semana de Oração 2014: de 1 a 8 de junho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,597 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: