Bíblia e Juventudes em Pelotas/RS

22/07/2013 at 20:29 Deixe um comentário

Pelotas Jun 2013 Ecumenismo 1Aos 29 e 30 dias do mês de junho, deu-se o primeiro encontro de Bíblia e Juventudes de Pelotas/RS. O grupo, formado por jovens católicos romanos e anglicanos, reuniu-se no Instituto Rev. José Severo da Silva, antigo orfanato transformado em casa de convivência. O tema: Ecumenismo.

O primeiro momento foi de acolhida e apresentações pessoais e institucionais. Em seguida, sob assessoria de José Luiz Possato Jr., os jovens refletiram sobre os textos Gn 18,1-12 e Mt 15,21-28. No primeiro, a mulher e os filhos de Moisés vão gradativamente desaparecendo de cena, demonstrando como mesmo os textos considerados libertadores podem ser carregados de traços da cultura patriarcalista. Os participantes foram convidados, neste momento, a refletirem sobre as cenas/espaços dos quais a juventude é excluída. O texto seguinte surpreendeu ao demonstrar um Jesus que é corrigido e convertido por uma mulher estrangeira (cananeia) que reivindica seus direitos. Foi um momento de grande discussão sobre as manifestações nas ruas. Os encontristas foram provocados a pensar quais reivindicações, em meio a tanto barulho, são legitimamente populares e quais delas atendem os anseios da juventude. Terminado o sábado, a palavra de ordem era: “Quando o espaço não é dado, deve ser conquistado.”Pelotas Jun 2013 Ecumenismo 2

No domingo, Eliezer Oliveira assumiu a assessoria e aprofundou a questão do ecumenismo. Partindo da definição etimológica (do grego: “casa comum”), procurou demonstrar como a prática ecumênica deve ir além do cristianismo. Demonstrou, inclusive, que o ecumenismo perpassa a formação de Israel e do próprio cristianismo carregado de símbolos romanos. Por fim, traçou um paralelo entre as relações ecumênicas e as manifestações nas ruas. O respeito à diversidade cultural e religiosa é o grande passo para a transformação da nossa sociedade e da “grande casa comum”, isto é, do mundo.

O encerramento contou com uma celebração onde membros das duas denominações trouxeram elementos de sua espiritualidade. Este, inclusive, será o tema do próximo encontro, a ser realizado nos dias 14 e 15 de setembro: vivências celebrativas. Ao final, ficou o compromisso de fortalecer o ecumenismo entre os grupos juvenis de Pelotas e região.

Anúncios

Entry filed under: Bíblia e Juventudes.

QUEM TÁ NA RUA É PRA… Mutirão Ecumênico 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,237 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: