Formação bíblica em Gravataí

26/06/2012 at 04:02 Deixe um comentário

Marizalva Valim –  pela coordenação da Escola de Gravataí

Todo primeiro domingo de cada mês na Rede de Comunidades São José acontece a formação pela Escola Bíblica, com a assessoria do CEBI, que no primeiro domingo de Maio contou com a assessoria de Luiz Heron, que trabalhou o evangelho de Marcos de uma maneira bem didática, nos colocando sobre “Quem é Jesus?”. Profeta, Rei, Messias, Salvador…

Em Maio como é de praxe, se refletiu na espiritualidade sobre as mães e também sobre ecumenismo, trazendo presente a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Muitas foram as reflexões, dentre elas, que o ecumenismo é como a casa de mãe, que tem muitos filhos diferentes, mas que a mãe ecumenicamente os acolhe com o amor que é o essencial que nos une. A mãe que nos conhece pela voz, pelo jeito, nos conhece quando nem precisamos falar, ela sabe como estamos e quem somos. Também refletimos sobre a mãe que é cozinheira e hoje é dona de restaurante; que cuida do filho doente e hoje são enfermeiras e médicas; que enfeita a filha para ir à escola e hoje é cabeleireira, manicure, maquiadora; que ensina os filhos e hoje são professoras, catequistas, pois ensinam os filhos a terem fé; que administram o lar e hoje administram o País, o Estado, o município; que são amigas ouvintes e que hoje são psicólogas. Poderíamos enumerar tantas outras profissões, mas não podemos esquecer que são sobretudo mulheres, pessoas humanas, não máquinas, que também erram e acertam mas que não percam jamais esse amor, esse acolher, esse “olhar o mundo”, que nos faz parecer tanto com a imagem de Deus, que para muitos é Pai, mas prefiro chamar de Mãe.

E no primeiro Domingo de Junho, teve continuidade a assessoria de Luiz Heron, onde podemos aprofundar o evangelho de Marcos, onde ele nos enriqueceu com maiores detalhes, não somente sobre quem é Jesus, mas também sobre o projeto do Reino e os motivos que o levaram a morte de cruz. Inclusive em dado momento cantamos o refrão de uma música que o Frei Plínio nos ensinou: “…Eles queriam um grande Rei, que fosse forte e dominador e por isso não creram nele e mataram o Salvador…”, muito apropriado para o momento.

Não posso deixar de registrar a espiritualidade preparada pela Inês e Adelaide, que trabalharam o texto dos Atos dos Apóstolos(At 2, 42-47) e trouxeram uma proposta concreta da partilha, não só do que temos, mas também do que somos. Por isso quero deixar registrado a paixão que sinto pela leitura popular da Bíblia, um jeito muito especial de partilhar aquilo que somos, sempre iluminados pela Palavra, e também agradecer por este espaço.

Clique aqui para ver as fotos dos encontros.

Anúncios

Entry filed under: CEBI-RS, Formação, Gravataí.

Convite: A Praxis de Jesus em Marcos (Gravataí/RS) Encontro Estadual de Ecumenismo 2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,738 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: