Curso de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis: Monarquia X Profetismo

06/06/2012 at 13:28 Deixe um comentário

Aconteceu, em 26 e 27 de maio, nas terras de São Leopoldo/RS, mais uma bela etapa do Curso de Bíblia e Hermenêuticas Juvenis, organizado pelo CEBI – Centro de Estudos Bíblicos e pela ONG Trilha Cidadã. Foi a segunda etapa de um curso que, durante o ano de 2012, objetiva perpassar os caminhos das histórias que os livros bíblicos do Primeiro Testamento nos relatam. Com a participação de 15 jovens, entre participantes da IECLB (Igreja Evangélica Confissão Luterana do Brasil), incluindo intercambistas alemãs, e da Pastoral da Juventude da ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana), formamos um grupo de estudos assessorado por José Luiz Possato Jr. e Jorge Luís Peil.

Iniciamos este trajeto no primeiro encontro, realizado em março, no qual percebemos o processo do Êxodo e da formação das Tribos de Israel. Pela organização e pela busca da nova terra, a Terra Prometida, o povo hebreu transforma a sociedade daquele tempo.Partindo disso, foi possível interpretar a realidade do Êxodopara a realidade atual das juventudes. Os desafios encontrados são a mudança dosistema capitalista, a libertação de uma culturaque,pelo acúmulo e pelo individualismo, é também “adultocêntrica” e desvaloriza os jovens. Isso será possível a partir da articulação em rede dos pequenos grupos que buscam renovar a cultura, pelo diálogo e pelos novos jeitos de pensar e agir. O jovem sendo a novidade para a comunidade.

Caminhando nas trilhas da Bíblia, nesta etapa, encontramos o seguinte confronto: Monarquia versus Profetismo. O primeiro surge do acúmulo das riquezas, das sobras, da tecnologia do arado que propicia “vantagens” para alguns proprietários de terras. Já, os Profetas são vozes de um povo pobre, descontente e sofredor para denunciar o sofrimento e a morte da autonomia das tribos, que se tornam submissas ao rei, à corte, aos nobres. Estes, sob o pretexto de defender as tribos, criamum Exército permanente. Porém, o que querem é controlar as rotas comerciais que cruzam todo o Israel.

No movimento místico do povo entre as cidades (símbolo da opressão) e as tendas (“berço” da resistência popular), encontramos personagens proféticos. Um deles foi Elias, que denuncia e aponta os erros do Rei Acab, desmascarando o deus (Baal) que oprime o povo e que era defendido pelos nobres. Fugindo pelo deserto, Elias vai ao encontro dos pobres, muito bem acompanhado pelo Deus-Javé, Aquele que caminha conosco. Mesmo em época de seca, na casa de uma mulher viúva e de seu filho que passavam fome, o profeta é sinal de vida através dapartilha do alimento e da ressurreição do menino.

A partir dessas reflexões, descobrimos que profetas são pessoas que percebem os sinais da opressão de um povo e têm coragem de denunciar os opressores, anunciando um novo tempo. Assim, nós também podemos ser profetas jovens, atuais agentes de transformação da sociedade. Para isso, precisamos conhecer a realidade que queremos transformar, o sistema que explora não só os jovens, mas também os pobres, negros, índios e mulheres, apontando alternativas para construirmos uma sociedade baseada na partilha, na comunidade, na liberdade e na vida plena para todas e para todos.

Clique aqui para ver mais fotos do curso.

Anúncios

Entry filed under: Bíblia e Juventudes, CEBI Jovem, Ecumenismo, Educação Popular, Formação, Juventudes.

Urgente: Fazendeiro que mantém trabalho escravo precisa perder sua terra Convite: A Praxis de Jesus em Marcos (Gravataí/RS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,020 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Reunião coord. cebi 05 de Novembro 2011 039

Reunião coord. cebi 05 de Novembro 2011 037

Mais fotos

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: