Reinventar o Mundo e o papel das Religiões no Fórum Social Temático

30/01/2012 at 13:48 Deixe um comentário

Reinventar o Mundo e o papel das Religiões, este foi o tema da Oficina promovida pelas CEBs – Porto Alegre e o CEBI RS, durante o Fórum Social Temático, ocorrido no último dia 26, na Assembleia Legislativa do Estado.

O encontro contou com a presença de mais de 100 pessoas, de diversas matrizes religiosas, que debateram sobre as iniciativas das religiões na defesa da criação; os diversos projetos que igrejas cristãs desenvolvem ao redor do planeta; as ações que as religiões de Matriz Africana têm desenvolvido nos seus espaços; quais os papeis das instituições religiosas e as responsabilidades dos seus membros; o protagonismo dos membros de fé, na busca de mudanças nos paradigmas da vida: o consumo, as relações com o outro e com a natureza, a utilização dos bens naturais.

O grupo refletiu e levantou propostas para que possamos “reinventar” o Mundo e nossa forma de agir. Estamos no mesmo barco, nossa Mãe Terra. Temos que viver em paz, respeitando-nos mutuamente bem como a natureza, da qual somos parte. A diversidade e as diferenças devem, pela força do amor, nos complementar e não dividir.

E as diversas Denominações Religiosas, independente do Deus e da forma com que o adoram, têm um compromisso de testemunhar o que é central em todas elas: a solidariedade em especial com os mais necessitados. Aliás, ficou reafirmado nesta oficina que o lugar privilegiado de conhecer Deus é através do rosto dos sofredores. A própria paz no mundo depende de paz entre as religiões.

A decisiva Conferência da ONU, “Rio+20″, bem como o evento da “Cúpula dos Povos”, também estiveram no horizonte das reflexões. Como militantes com inspiração religiosa temos um compromisso com a construção de “Um Outro Mundo” não só Possível, como Dramaticamente Urgente, que seja socialmente justo e ambientalmente sustentável, uma casa em que seja gostoso de viver e conviver. E isso é uma tarefa de todos e todas desafiados a sermos protagonistas nesta hora incrível da humanidade.

Estiveram a frente dos debates, Marcelo Schneider – Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Porto Alegre-RS; Baba Diba de Iyemonja (RENAFRO-SAÚDE) Porto Alegre-RS; Rafael de Oliveira – Koinonia, Rio de Janeiro-RJ; Waldir Bohn Gass – Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Porto Alegre-RS; Edison Costa – Centro de Estudos Bíblicos (CEBI RS), São Leopoldo-RS.

Anúncios

Entry filed under: CEBI-RS, Cidadania, Ecumenismo, Rio+20.

Mais uma etapa do DABAR V Ausência de cheque e tênis de marca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,237 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: