CEBI realiza Assembleia Nacional

19/11/2011 at 12:25 Deixe um comentário

Entre os dias 11 e 14 de novembro de 2011, o CEBI realizou sua 19ª Assembleia Nacional. Realizado a cada três anos, o evento congrega representantes de todo os estados do Brasil que, além de avaliar a caminhada e planejar o próximo triênio, também elegem a nova direção da entidade.

Foto: Marcelo Porto - CEBI/DF

Esta Assembleia também foi marcada pela comemoração dos80 anos de vida do biblista Carlos Mesters, um dos fundadores do CEBI, o que permitiu um tom muito mais festivo e carregado de emoções em diversos momentos.Veja aqui vídeo de 9 minutos lembrando a história de Mesters)

Temas de destaque

 Na medida do possível, considerado o caráter da Assembleia, foram avaliados os avanços e as dificuldades em relação aos temas definidos como prioridade na última Assembleia Nacional, realizada em novembro de 2008 (Juventude, Saúde, Mundo Urbano e Temas de Fronteira, como descriminalização do aborto, direitos reprodutivos, homoafetividade e homossexualidade).

Para a Assembleia, esses eixos devem permanecer, uma vez que a consolidação de direitos mínimos aos grupos e populações mais afetados por questões ligadas a esses temas é processo lento. Outras temáticas também podem receber maior atenção, como a desconstrução da imagem monoteísta para reconstruir um imaginário religioso mais plural, mais inclusivo.  Lembrou-se também da necessidade de confirmar as linhas transversais da Leitura Popular da Bíblia (espiritualidade, cidadania, ecumenismo, gênero e ecologia).

A Assembleia delegou ao Conselho a tarefa de definir quais dos temas terão maior destaque no próximo triênio.

Reestruturação

Ampliar imagemA Assembleia foi também o ponto de chegada de dois anos de avaliação de todas as instâncias organizativas do CEBI. Depois de mais de 30 anos de existência, fazia eco a necessidade de adaptação das estruturas à realidade atual e às necessidades das comunidades e grupos que praticam a Leitura Popular da Bíblia estimulada pelo Centro de Estudos Bíblicos.

Conforme passou a constar no próprio Estatuto da entidade, “As pequenas comunidades são o lugar privilegiado de realização das atividades do CEBI”. Este princípio orientou a constituição de uma nova estrutura organizacional, mais voltada às necessidades formativas locais de cada Estado. Pela avaliação das pessoas participantes, chegou-se a uma estrutura mais leve, mais ágil e mais democrática.

Delegação de observadores/as

Foto: Marcelo Porto - CEBI/DF

Além de várias pessoas visitantes, uma delegação estrangeira, fez-se presente durante toda a Assembleia, apresentando suas contribuições e, muitas vezes, ajudando a enxergar pontos nem sempre vistos “por quem é de dentro”. Ailed Villalba e Izett Samá representaram o Centro Memorial Martin Luther King, de Cuba, organismo com o qual o CEBI possui atividades de intercâmbio. Alessandro Esposito representou a Igreja Valdense, da Itália, e Dario Vaona representou os grupos de Leitura Popular da Bíblia presentes em solo italiano.

Gente nova na direção do CEBI

A Assembleia foi precedida por seis assembleias regionais, que fizeram a indicação das candidaturas para a Assembleia Nacional, as representações no Conselho Nacional e para o Conselho Fiscal.

Foto: Marcelo Porto - CEBI/DF

Para a Direção Nacional, de uma lista de sete nomes, foi eleita Adeodata dos Anjos como diretora (centro da foto). Adeodata é leiga católica integrante do CEBI-PI e animadora de comunidades que fazem da Leitura Popular da Bíblia uma maneira de aprender a conviver com o Semi-árido Nordestino. Odja Barros e Luiz Dietrich foram eleitos como diretora e diretor adjuntos. Odja é pastora batista e integrante do CEBI-AL e Luiz é leigo católico do CEBI-SC.

Fonte: http://www.cebi.org.br/noticia.php?secaoId=1&noticiaId=2544

Anúncios

Entry filed under: CEBI-RS.

Coordenação Estadual realiza reunião de avaliação e planejamento Atrizes e atores de novela contra Belo Monte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,597 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: