‘Nem tão Doce Lar’ denuncia violência doméstica

25/05/2011 at 10:48 Deixe um comentário

por Fundação Luterana de Diaconia

A ULBRA, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, promove a mostra interativa Nem tão Doce Lar, no campus de Canoas (RS), que tem como perspectiva a intervenção e transformação social no que se refere à violência doméstica. Através da representação de um ambiente doméstico – uma sala de estar, o quarto de casal, quarto de crianças, a cozinha –, onde tudo está em ordem aparente, são identificados indícios e provas de violência familiar. Os visitantes são convidados a entrar e a andar pela casa, descobrindo pistas do que acontece “detrás de quatro paredes”.

“A violência doméstica pode acontecer em qualquer lar, em qualquer classe social”, lembrou a assessora de projetos da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Marilu Nörmberg Menezes, que coordena o projeto. “Por mais difícil que seja, é importante que as pessoas se deparem com o tema, que muitas vezes é negado.”

A FLD é autora da versão brasileira da exposição, criada a partir da releitura de uma proposta chamada Rosenstrasse (Rua das Rosas), criada pela antropóloga Una Hombrecher, da organização alemã Pão para o Mundo (PPM). Com o trabalho da FLD, parceira de PPM, e de grupos que atuam na superação da violência, a exposição recebeu um enfoque brasileiro. Seu nome surgiu a partir de um trocadilho – Lar doce Lar –, mas para outras famílias – Nem tão Doce Lar.

A abertura da mostra acontece no dia 18, às 10 horas, no saguão do Prédio 6, do campus Canoas, cidade de Canoas (RS). A data é representativa: 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal n.º 9.970/2000 com o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a engajar-se no combate a violência sexual de crianças e adolescentes, bem como na defesa dos seus direitos.

A mostra fica aberta à visitação no saguão do Prédio 6 até o dia 3 de junho, todos os dias, das 9 às 21h15min. A entrada é franca.

Anúncios

Entry filed under: Cidadania, Gênero, Movimentos Sociais. Tags: , , , , .

Livros do CEBI para o Mês da Bíblia Em junho acontece o 10º Curso Ecumênico de Pastoral Popular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,036 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Reunião coord. cebi 05 de Novembro 2011 039

Reunião coord. cebi 05 de Novembro 2011 037

Mais fotos

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: