Juventude terá curso de Bíblia on line

24/02/2011 at 05:08 Deixe um comentário

Mantendo-se fiel ao propósito de diminuir distâncias (sociais, políticas, econômicas, históricas, geográficas etc.) e cumprir sua principal vocação, que é indignar-se para mudar a sociedade, o CEBI decide investir em cursos virtuais.

A juventude terá à sua disposição, a partir de setembro, o CEBI Virtual, um curso de formação bíblica totalmente on line.

A proposta vem sendo amadurecida há quase três anos, como resposta aos anseios apontados em uma lista de e-mails da PJ-ICAR (Pastoral da Juventude Católico-romana), de se fazer uma Leitura Popular da Bíblia mais atenta aos desafios e perspectivas juvenis. Em conversa informal com membros do Conselho Nacional do CEBI, a idéia teve boa repercussão.

Alguns requisitos deveriam ser contemplados para a apresentação da proposta:  que o curso fosse ecumênico; e que a equipe de organização fosse formada respeitando, da maneira mais ampla possível, as dimensões étnica, geográfica, ecumênica e de gênero. Chegou-se a um pré-projeto apresentado na reunião do Conselho de novembro de 2010. A organização do primeiro curso nessa nova modalidade, está sob a responsabilidade de uma equipe, formada por Vanildes Santos, José Ivaldo Lucena, Alberto Katsuta, Anderson Deizepe e Paulo Ueti. Coordenada por José Luiz Possato Jr, a equipe reuniu-se em Brasília/DF, de 11 a 13 de fevereiro de 2011.

Para o projeto definitivo, discussões sobre metodologia e conteúdo receberam atenção especial e ocuparam a maior parte do tempo. É necessário a utilização apropriada de recursos áudios-visuais, textos curtos e dinâmicos, preocupação com a estética, interação por meio de fóruns. O ambiente virtual possui linguagem própria. Por isso, chegou-se à conclusão de que a mera reprodução do material do CBC (Curso de Bíblia por Correspondência) não atenderia as expectativas de um curso online. Então, além de utilizar o tradicional método histórico-crítico, que parte dos textos (estáticos) para a vida, propõe-se organizar o estudo por temas, partindo da realidade (que é dinâmica) para a Bíblia.

Dados importantes: 1) Os meios virtuais nos proporcionam superar distâncias geográficas, políticas, sociais, econômicas etc.; 2) Telecentros, escolas, bibliotecas públicas, lan houses de periferia e vários outros espaços oferecem acesso gratuito ou de baixo custo; 3) As/os internautas têm desenvolvido relacionamentos virtuais sólidos e duradouros, ao contrário do que costumam defender as pessoas resistentes a este canal de comunicação. Além disso, os grupos formados por esta modalidade podem até não formar comunidades em sentido geográfico, mas certamente seus participantes se sentirão motivados a – e terão condições para – promover a leitura popular em suas bases.

Já se comprovou que há demanda tanto para cursos presenciais quanto virtuais. Não há concorrência entre essas modalidades porque o público de ambas é diferenciado. O CEBI só terá a ganhar se, mesmo andando por caminhos diferentes, seus grupos se derem as mãos e conduzirem as pessoas à leitura libertadora e transformadora da realidade sofrida do nosso povo.

O CEBI Virtual, depois de aprovado pelo Conselho Nacional do CEBI e formatado definitivamente, estará em funcionamento a partir de setembro deste ano. O curso terá um preço bem acessível, graças à digitalização de todo o conteúdo e a parcerias comprometidas com a leitura popular. Em breve, mais notícias. Fiquem atentas/os!!!

Anúncios

Entry filed under: CEBI Jovem. Tags: , , , , .

Curso de Capacitação em Assessoria Bíblica 2011 tem início em Goiânia CEBI-RS realiza Assembleia Estadual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FACEBOOK

Cursos Online no CEBI

Estatísticas do site

  • 18,020 hits

Tópicos recentes

Fotos no Flickr

Reunião coord. cebi 05 de Novembro 2011 039

Reunião coord. cebi 05 de Novembro 2011 037

Mais fotos

Twitter CEBI-RS


%d blogueiros gostam disto: